Acordes Suspensos (sus):
A nomenclatura susX (sus2 ou sus4) é utilizada para indicar que a 3ª do acorde deve ser substituída pela 2ª ou pela 4ª. O que isto provoca é que o acorde não é menor nem é maior (daí a designação suspenso). Como exemplo apresentamos o acorde Csus4:
C | C# Db |
D | D# Eb |
E | F | F# Gb |
G | G# Ab |
A | A# Bb |
B | C | C# Db |
D | D# Eb |
E | F | F# Gb |
G | G# Ab |
A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
int. maior + int. menor |
Neste acorde, a 3ª foi omitida. Se lá estivesse a terceira maior ou menor, o acorde seria respectivamente Cadd4 ou Cm(add4), ou seja seria o acorde normal de Dó maior ou menor, acrescentando a 4ª.
Por vezes também é utilizada a designação sus9 ou sus11 para representar os acordes suspensos de 7ª, ou seja:
Sus 9 = 7sus2 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 2ª.
Sus11 = 7sus4 = Acorde de 7ª com a mediante substituída pela 4ª
A razão de, por vezes, se usar a designação sus9 ou sus11 é uma analogia à designação dos acordes de 9ª e 11ª (acordes de sétima acrescentando a 9ª (2ª) ou a 11ª (4ª)).
Voltar ao índice de lições sobre formação de acordes
Ferramentas interactivas para o ajudar a identificar acordes, completar progressões, identificar escalas para solar, etc. São inéditas, desenvolvidas por nós e, dificilmente encontradas noutro sítio.
Estes textos foram escritos por nós para ajudar quem tem pouco background teórico a perceber alguns temas que julgamos "místicos" mas que na realidade são bastante simples.
Nesta secção pode encontrar artigos diversos sobre instrumentos, electrónica e questões frequentes.
Publicidade
Quem somos
Sitemap
Login de Editor
English version of www.musica-e-acordes.com
Copyright © 2006-2023 musica-e-acordes.com.
Todos os direitos reservados.