Acorde maior de sétima dominante (7):
O acorde maior de sétima dominante é construído a partir do acorde maior normal e acrescentando um intervalo menor de sétima. Usando o acorde de Dó como exemplo:
C | C# Db |
D | D# Eb |
E | F | F# Gb |
G | G# Ab |
A | A# Bb |
B | C | C# Db |
D | D# Eb |
E | F | F# Gb |
G | G# Ab |
A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
intervalo maior |
int. menor |
int. menor |
O acorde maior de sétima dominante tem a estrutura R 3 5 m7. Não confunda este acorde com o acorde com uma maior de 7ª (maj7).
No exemplo dado, o acorde C7 tem as notas, Dó, Mi, Sol e Si bemol. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: Cdom7 ou Cdom.
Próxima lição: Formação de acordes menores com maior de sétima [ m(maj7) ]
Índice de lições sobre formação de acordes
Ferramentas interactivas para o ajudar a identificar acordes, completar progressões, identificar escalas para solar, etc. São inéditas, desenvolvidas por nós e, dificilmente encontradas noutro sítio.
Estes textos foram escritos por nós para ajudar quem tem pouco background teórico a perceber alguns temas que julgamos "místicos" mas que na realidade são bastante simples.
Nesta secção pode encontrar artigos diversos sobre instrumentos, electrónica e questões frequentes.
Publicidade
Quem somos
Sitemap
Login de Editor
English version of www.musica-e-acordes.com
Copyright © 2006-2023 musica-e-acordes.com.
Todos os direitos reservados.