Escalas
Pentatónicas
Introdução:
As escalas pentatónicas são um dos passos mais
importantes para aprender e evoluir a tocar guitarra. Especialmente
utilizadas na música pop/rock, mas também em
jazz, blues, folk, country entre outros estilos, são uma
dádiva particularmente especial para os guitarristas
amadores com pouco tempo para praticar porque são muito
fáceis de memorizar e aplicam-se a quase qualquer
música destes estilos.
O que são ?
Técnicamente qualquer escala de cinco notas por oitava pode ser considerada uma pentatónica, daí o seu nome (Penta).
Porém, em 99% dos casos, utilizamos o termo Pentatónica para nos referirmos às escalas derivadas do círculo de quintas(lição em breve), ou seja,
começando na nota raiz da escala e indo fazendo as quintas consecutivas de cada nota. Por exemplo:
C (Dó)
C + 5ª = G (Sol)
G + 5ª = D (Ré)
D + 5ª = A (Lá)
A + 5ª = E (Mi)
Re-ordenando estas notas obtemos a pentatónica maior de Dó: C D E G A
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É um facto intuitivo para a maioria dos guitarristas e baixistas que a 5ª funciona bem como complemento a qualquer nota de uma escala ou progressão de acordes, daí as pentatónicas também resultarem.
A pentatónica menor, também se deriva do círculo de 5ªs, pegando na nota raiz e "andando para trás", por exemplo:
C
nota cuja 5ª é C = F
nota cuja 5ª é F = A#
nota cuja 5ª é A# = D#
nota cuja 5ª é D# = G#
Re-ordenando estas notas obtemos a pentatónica menor de Dó: C D# F G# A#
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Porque são especiais ?
Principalmente porque funcionam! Experimente a
pentatónica maior numa progressão de acordes
maioritáriamente maiores ou a menor caso
contrário. Em qualquer caso se uma não lhe soar
bem, experimente a outra. Em 90% dos casos uma delas encaixa bem na
progressão de acordes.
Também são muito fáceis de memorizar
porque a disposição das notas da escala maior
é igual à da escala menor (transposta 3 meios
tons, ou 3 travessões na guitarra), o que facilita a sua
utilização para improvisar.
São também a base das escala de blues
(acrescentando as blue notes).
São ainda uma ajuda para memorizar os modos Gregos:
As notas da Pentatónica Maior são comuns aos
três modos Gregos maiores: Jónio, Lídio
e Mixolídio. (ver
lição sobre a formação de
escalas gregas)
As notas da Pentatónica Menor são comuns aos
quatro modos Gregos menores: Dórico, Frígio,
Eólio e Lócrio.
Ou seja, para qualquer uma das sonoridades baseadas nos modos Gregos,
basta acrescentar à respectiva Pentatónica duas
notas adicionais que definem qual o modo.
Como se constroem ?
OK. Isto
é só para ler uma vez, porque quando as memorizar
na barra da guitarra nunca mais vai querer formar
Pentatónicas a partir dos intervalos.
A Pentatónica maior, formada a partir da nota raiz,
é: R 2 3 5 6, ou seja
R + Tom + Tom + Tom Semi-tom + Tom
Por exemplo, na escala de Dó: C D E G A
A
Pentatónica menor, formada a partir da nota raiz,
é: R m3 4 5 m7, ou seja
R + Tom Semi-Tom + Tom + Tom + Tom Semi-tom
Por exemplo, na escala de Dó: C Eb F G Bb
Disposição
no braço da guitarra
Esta é a parte boa, repare na
disposição das notas (em
relação ao travessão da nota raiz):
Pentatónica menor:
Pentatónica maior:
A disposição relativa das notas é
igual, transposta de três travessões (ou
semi-tons). Basta memorizar uma das escalas e sabe-se de cor
também a outra. Sugiro que a memorizada seja a maior, porque
é a que tem maior número de notas sobre o
travessão da nota raiz, o que a torna mais fácil
de praticar.
Aqui está a escala menor completa, memorize-a e tente-a
aplicar sobre um conjunto de acordes, vai ver como o resultado
impressiona!
Como aplicar melhor:
Veja estas lições: