Modos
para Solar Guitarra ou Piano (Parte I)
Introdução
Aprender a utilizar os modos
é um passo essencial para se ser um bom guitarrista, pois
este permitem ajudar a identificar a melhor forma de solar e improvisar
sobre um determinado conjunto de acordes.
Embora seja importante perceber a teoria por trás da
construção dos modos, apresenta-se um resumo
rápido do resultado final e respectiva
aplicação.
Talvez um dia se apresente aqui uma lição
completa. Até lá, espero que esta
informação seja útil.
O que
são modos ?
Um modo é uma estrutura de intervalos construída
através escala maior de Dó, mas com outra nota
raiz. Como existem 8 notas na escala maior, existem 7 modos diferentes,
óbviamente os de Ré, Mi, Fá, Sol,
Lá e Si. O 7º modo (Dó) corresponde ao
da escala maior e denomina-se Jónio.
O nomes dados aos modos são:
C - (Dó) - Jónio
D - (Ré) - Dórico
E - (Mi) - Frígio
F - (Fá) - Lídio
G - (Sol) - Mixolídio
A - (Lá) - Eólio
B - (Si) - Lócrio
Os modos foram baptizados pelos Gregos antigos, mas a ordem
atribuída a cada escala foi
posteriormente alterada pela
Igreja. Os nomes apresentados são os utilizados na
actualidade.
Para
que servem os modos ?
A estrutura de intervalos derivada de cada modo pode ser aplicada sobre
qualquer nota raiz. Como cada modo tem uma sonoridade
característica, os modos podem ser utilizados para se solar
ou improvisarem sonoridades diferentes dentro do mesmo tom de nota.
Adiante explicar-se-á como determinar os modos
implícitos para uma progressão de acordes (que
modos solar / improvisar em função dos acordes).
É difícil caracterizar a sonoridade de cada modo,
mas eu ouço-os da seguinte forma:
Modo |
Intervalos |
Sonoridade |
Jónio |
T T st T T T st |
límpido,
estéril |
Dórico |
T st T T T st T |
suave, "bluesy",
"soulfoul" |
Frígio |
st T T T st TT |
espanholada,
árabe |
Lídio |
T T T st T T st |
límpido
como o Jónio, mas mais aberto |
Mixolídio |
T T st T T st T |
Coboiada ou Folk,
mas também "funky" |
Eólio |
T st T T st T T |
escuro e triste |
Lócrio |
st T T st T T T |
sem palavras |
Como
se derivam os modos ?
Na tabela anterior já se apresentaram os intervalos de cada
modo, para os contruir a partir da nota raiz. Este intervalos
são derivados da transposição da
escala maior de Dó. Exempo:
Escala de Dó: C D E F G A B C
Se tocar a escala de Dó, começando em
Ré, obtém: D E F G A B C D
Esta notas continuam a pertençer à escala maior
de Dó, porém, se a tocar repetidamente, parece
uma escala de Ré. Lembre -se que não
está a tocar a escala maior de Ré (D E F# G A B
C# D)
A escala de Dó, começando em Ré tem a
seguinte estrutura de intervalos: T st T T T st T, daí ser o
modo de D - Ré - Dórico.
A estrutura de intervalos de cada modo é derivada desta
forma. Para aplicação a uma nota raiz basta
aplicar a estrutura de intervalos à nota raiz.
Na tabela seguinte apresenta-se, a título de exemplo, todos
os modos da escala de Dó:
Modo |
Intervalos |
Notas |
Jónio |
T T st T T T st |
C D E F G A B C |
Dórico |
T st T T T st T |
C D D# F G A A# C |
Frígio |
st T T T st TT |
C C# D# F G G# A# C |
Lídio |
T T T st T T st |
C D E F# G A B C |
Mixolídio |
T T st T T st T |
C D E F G A A# C |
Eólio |
T st T T st T T |
C D D# F G G# A# C |
Lócrio |
st T T st T T T |
C C# D# F F# G# A# C |
Como
memorizar os modos ?
Só existem duas formas de memorizar os modos: a forma
difícil e a muito difícil !
Aqui estão uns diagramas para ensaiar. A barra cinzenta
representa a barra da guitarra onde se encontra a nota chave (raiz).
Modo Jónio:
Modo Dórico:
Modo Frígio:
Modo Lídio:
Modo Mixolídio:
Modo Eólio:
Modo Lócrio:
A próxima
lição sobre os modos ajuda-o a
identificar o modo correcto a solar em função da
progressão de acordes.