Acorde maior de sétima (maj7):
O acorde maior de sétima é construído a partir do acorde maior normal e acrescentando um intervalo maior de sétima. Usando o acorde de Dó como exemplo:
C | C# Db |
D | D# Eb |
E | F | F# Gb |
G | G# Ab |
A | A# Bb |
B | C | C# Db |
D | D# Eb |
E | F | F# Gb |
G | G# Ab |
A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
intervalo maior |
int. menor |
intervalo maior |
O acorde maior de sétima tem portanto a estrutura R 3 5 7. A razão pela qual se usa sempre a nomenclatura "maior de 7ª" ou "maj7" é para não o confundir com o acorde simplemente designado por "7", que é um acorde de sétima dominante.
No exemplo dado, o acorde Cmaj7 tem as notas, Dó, Mi, Sol e Si. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: CM7 ou Cmajor7.
Próxima lição: Formação de acordes de 7ª dominante (7)
Índice de lições sobre formação de acordes
Ferramentas interactivas para o ajudar a identificar acordes, completar progressões, identificar escalas para solar, etc. São inéditas, desenvolvidas por nós e, dificilmente encontradas noutro sítio.
Estes textos foram escritos por nós para ajudar quem tem pouco background teórico a perceber alguns temas que julgamos "místicos" mas que na realidade são bastante simples.
Nesta secção pode encontrar artigos diversos sobre instrumentos, electrónica e questões frequentes.
Publicidade
Quem somos
Sitemap
Login de Editor
English version of www.musica-e-acordes.com
Copyright © 2006-2023 musica-e-acordes.com.
Todos os direitos reservados.